Estratégia de IT
As tecnologias de informação e comunicação alteram significativamente os modelos de negócio, provocando disrupção nas diversas cadeias de valor tradicionais e redesenhando a oferta e a posição das próprias empresas no mercado.
Transformação Digital
Serviços Partilhados
As experiências de modelos de “serviços partilhados” geram, na maioria das organizações, um conjunto de benefícios que incluem melhorias nos custos, produtividade, serviço ao cliente e qualidade. Efetivamente, os “serviços partilhados” induzem a uma melhor compreensão dos requisitos dos clientes, potenciando a inovação da oferta organizacional de forma a satisfazer esses requisitos através dum portfolio de serviços dinâmico e alinhado.
A Prime Alliance ajuda as organizações à implementação de “serviços partilhados” no seu modelo operativo, baseando-se no desenvolvimento dum modelo conceptual fundamentado num “business case” inicial e que compreende sucessivamente o desenvolvimento da visão, a seleção de domínio, a preparação do processo, a migração para o centro dos serviços, o alinhamento corporativo e a aferição da “performance”.
Gestão da inovação
Definimos a inovação como algo novo, melhor e valoroso, e com consequências habitualmente disruptivas em actividades e procedimentos instituidos no seio das organizações. A inovação pode afectar um produto, serviço, solução, tecnologia, processo, modelo de negócio ou a experiência do cliente, pelo que requer uma abordagem ubíqua mas estruturada.
Além de competências primárias no desenvolvimento e implementação de práticas de gestão de ideias (“idea management”) e gestão da inovação ("IDI"), a Prime Alliance ajuda as empresas na definição duma estratégia de gestão da inovação elaborada a partir duma metodologia experimentada e implementada em diversos sectores de actividade, que inclui a criação da consciencialização, a incubação do ambiente de inovação, o desenvolvimento das capacidades de inovação e a revisão e gestão de métricas e de “targets”.
Planeamento Estratégico
Num mundo dominado pelas transformações contínuas dos modelos de negócio e pela exponenciação da evolução tecnológica, torna-se crítico o alinhamento entre os objectivos estratégicos das organizações e o valor da tecnologia na respetiva concretização.
Para a gestão desta dinâmica de mudança a Prime Alliance entende como fundamental a adopção pelas organizações dum processo de planeamento das TI associado ás necessidades de negócio e suportado por “tools” de gestão e controlo referentes.
Assente na experiência das suas equipas, a Prime Alliance advoga como resposta provada a essa exigência organizacional a utilização de uma metodologia faseada que compreende a definição do processo, a determinação das estratégias de negócio para a área de IT, o diagnóstico dos “gaps” de performance de IT, a determinação das ações para cumprimento dos objectivos de IT, a comunicação do plano estratégico ao diversos “stakeholders” e a monitorização do progresso de realização dos objecticos estratégicos de negócio.
