Estratégia de IT

As tecnologias de informação e comunicação alteram significativamente os modelos de negócio, provocando disrupção nas diversas cadeias de valor tradicionais e redesenhando a oferta e a posição das próprias empresas no mercado.

Transformação Digital

A Prime Alliance avalia e define modelos de alinhamento entre as tecnologias emergentes e os modelos operativos de negócio, com o sentido de instanciar a sua transformação através da introdução progressiva das tecnologias digitais e garantir a realização de valor corporativo e a diferenciação competitiva.


Serviços Partilhados

As experiências de modelos de “serviços partilhados” geram, na maioria das organizações, um conjunto de benefícios que incluem melhorias nos custos, produtividade, serviço ao cliente e qualidade. Efetivamente, os “serviços partilhados” induzem a uma melhor compreensão dos requisitos dos clientes, potenciando a inovação da oferta organizacional de forma a satisfazer esses requisitos através dum portfolio de serviços dinâmico e alinhado.

Prime Alliance

A Prime Alliance ajuda as organizações à implementação de “serviços partilhados” no seu modelo operativo, baseando-se no desenvolvimento dum modelo conceptual fundamentado num “business case” inicial e que compreende sucessivamente o desenvolvimento da visão, a seleção de domínio, a preparação do processo, a migração para o centro dos serviços, o alinhamento corporativo e a aferição da “performance”.

Gestão da inovação

Definimos a inovação como algo novo, melhor e valoroso, e com consequências habitualmente disruptivas em actividades e procedimentos instituidos no seio das organizações. A inovação pode afectar um produto, serviço, solução, tecnologia, processo, modelo de negócio ou a experiência do cliente, pelo que requer uma abordagem ubíqua mas estruturada.

Além de competências primárias no desenvolvimento e implementação de práticas de gestão de ideias (“idea management”) e gestão da inovação ("IDI"), a Prime Alliance ajuda as empresas na definição duma estratégia de gestão da inovação elaborada a partir duma metodologia experimentada e implementada em diversos sectores de actividade, que inclui a criação da consciencialização, a incubação do ambiente de inovação, o desenvolvimento das capacidades de inovação e a revisão e gestão de métricas e de “targets”.

Planeamento Estratégico

Num mundo dominado pelas transformações contínuas dos modelos de negócio e pela exponenciação da evolução tecnológica, torna-se crítico o alinhamento entre os objectivos estratégicos das organizações e o valor da tecnologia na respetiva concretização.
Para a gestão desta dinâmica de mudança a Prime Alliance entende como fundamental a adopção pelas organizações dum processo de planeamento das TI associado ás necessidades de negócio e suportado por “tools” de gestão e controlo referentes.
Assente na experiência das suas equipas, a Prime Alliance advoga como resposta provada a essa exigência organizacional a utilização de uma metodologia faseada que compreende a definição do processo, a determinação das estratégias de negócio para a área de IT, o diagnóstico dos “gaps” de performance de IT, a determinação das ações para cumprimento dos objectivos de IT, a comunicação do plano estratégico ao diversos “stakeholders” e a monitorização do progresso de realização dos objecticos estratégicos de negócio.