Governança de IT

 

Os serviços de ”IT Governance” da Prime Alliance focam-se na definição e implementação de modelos de gestão racional dos processos estratégicos e operacionais que asseguram a utilização eficiente e eficaz das TI como meio capacitador para que uma organização cumpra os seus objectivos.

A experiência da equipa Prime Alliance permite-lhe a execução dum portfolio de “expertise” no desenvolvimento de projectos de consultoria em domínios como a definição da arquitectura dos sistemas de informação, a implementação dum modelo de gestão dos activos de informação ou a avaliação e redefinição de estruturas organizacionais de IT.

Arquitectura Empresarial

Enterprise Architecture (EA)
A crescente procura da arquitectura dos sistemas de informação organizacionais como proposição de valor potenciadora de “outcomes” para o negócio (ex. a eliminação de custos de portfolio, a aceleração da performance de IT, a rapidez de entrega, ou a capacidade de resposta do negócio), implica uma coordenação significativa em termos da implementação da prática referente nas organizações.
A oferta da Prime Alliance neste domínio de “governance” de IT reflecte o trabalho desenvolvido pelas suas equipas em múltiplos projectos: o “deployment” de AMO (Architecture Management Office), a escolha e “deployment” de “tools” de suporte à prática de EA, a definição de arquitecturas de referência e de soluções e a implementação de standards são alguns dos serviços prestados.

Gestão da informação

A proliferação de novos tipos de dados (essencialmente informação não estruturada como os conteúdos) e de novos modelos de processamento de informação criados por forças disruptivas como a “cloud”, a mobilidade, redes sociais e “big data” traduz-se para as organizações na necessidade de desenvolver e implementar controlos e práticas de gestão dos seus activos de informação.

Atenta a esta realidade, a Prime Alliance criou diversos serviços orientados à gestão da informação organizacional como a definição do modelo taxonómico, a implementação de “framework” de “master data management” ou a elaboração e operacionalização de modelos organizacionais de “governance” da informação.

Modelos Organizacionais de IT

A dinâmica do mercado, a natureza impositiva dos “drivers” de negócio (redução de custos, crescimento, capacidade de resposta, transformação digital, liderança...), a solidez e funcionalidade dos processos e a cultura empresarial são algumas das premissas fundamentais na definição das estruturas organizacionais de IT.

Se associarmos a estes factores a emergência e/ou transição de múltiplos modelos de “sourcing”, entendemos a dificuldade da definição organigramática e das competências de IT.
Baseada na experiência dos seus profissionais em diversos sectores de actividade, a Prime Alliance disponibiliza serviços de “assessment” dos modelos organizacionais de IT vigentes (As Is) recomendando a respetiva (re)definição e evolução (To Be) de acordo com as envolventes interna e externa e com as melhores práticas (e tendências) do mercado.