A evolução das soluções cloud e sua crescente complexidade coloca novos desafios para as organizações. Então, como podem as organizações e os departamentos de TI aportar valor aos seus clientes?
- Quando falamos de cloud, quais as regras e cenários a implementar?
- Quais os serviços que permitem continuar a ser competitivos?
- Como podem beneficiar dos serviços disponibilizados pelos fabricantes?
- Que arquitetura implementar, quais os custos e desafios?
- Como migrar soluções para a cloud?
A Prime Alliance é especialista em consultoria e software, com larga experiência na otimização do ROI relativo a investimentos em tecnologias complexas. Efectuamos Asset Management, incluindo a gestão de ativos de software (SAM), licenciamento de software "on premesis" e cloud.
Migração para a cloud
A migração de soluções para a cloud não é apenas um projecto tecnológico. É necessário avaliar diferentes questões, na sua maioria criticas. Logo com a aderência a um modelo tecnológico, é obrigatória a análise das soluções existentes e dos modelos de desenvolvimento associados, o seu nível de maturidade e a sua implantação no mercado. São de salientar variáveis como:
- Arquitectura de soluções e a sua escolha estratégica;
- Definição de responsabilidades;
- Protecção de dados e legislação aplicável;
- Análise, definição e implementação de procedimentos de segurança;
- Análise de disponibilidade e redundâncias;
- Plano de continuidade;
- Análise de carga vs largura de banda;
Toda a estrutura de TI deve ser reavaliada, incluindo os recursos humanas e a sua formação, circuitos de decisão e procedimentais, os SLA’s, entre outros. A consolidação desta etapa passa pela análise e escolha dos parceiros certos.